quarta-feira, novembro 30, 2011

Frase do dia

 A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração.
Charles Chaplin





terça-feira, novembro 29, 2011

Frase do dia

Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.

sexta-feira, novembro 25, 2011

Frase do dia

"Comece por fazer o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, estará a fazer o impossível."

(Francisco de Assis)






3 de Dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No dia 3 de Dezembro, celebra-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, definido pela ONU em 1992.
Esta é uma ocasião para refletirmos sobre nossos alunos que apresentam uma necessidade educativa especial, parabeniza - los pelas conquistas e avaliarmos em que mais podemos contribuir para a sua formação e interação com esse mundo dito normal.
Só com a colaboração de todos os que participam da escola é que poderemos verdadeiramente construimos uma educação inclusiva.


Aprender a aceitar o outro e acolhê-lo na sua diferença é crescer!


“Não há, não,
Duas folhas iguais em toda a criação.
Ou nervura a menos, ou célula a mais,
Não há, de certeza, duas folhas iguais.”
António Gedeão

terça-feira, novembro 22, 2011

Para refletir

Quino, o caricaturista argentino autor de Mafalda, desiludido com o rumo que está tomando o mundo com relação aos valores e à educação, expressou seu sentimento a respeito...brilhante!
 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEis-r5qrYZsSbpchXlVMsGrsxsAQG59OxpnPMWqd9vjWUwFTRGJbfWRwsqZbPPX_W5iPhCSjd8oL4nuHerDH_yfKxsDbYU2q8COOia_0T4NdPzi6xGz-F1vXHlhaPkG0URcWsC1MzVjAwE/s640/quino1.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjE6CDntL0U085b-GLPEMqAW339yHB9tONDLZToZdmbM-IZzL6btFU1WgLaAvXyRsQb_C8HDLUFZVgMJ5aBVDBOEIp8wPU_KuaQBZrICw_M6jzt4Tav0FKSs7to5yviQx6gjHnGbTJ3udw/s640/quino2.jpg

 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdffNNkl9QsvoI4TMTO4eHGkJcddrhpgIJLJMwB0c7YhdaEOk7d4SftDftuV5bOuUZbNkr1nB5aigk0tvz6qMff0GyNGj-GN9V_W24zltKlvw465LBz5Hb7ysRBduawxe5ovpANbt2C1Y/s640/quino4.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjU1EP28Gw40Cqnx9Xs0yYnU1kz9iaAo5UQZOy1fkyUU7Nvtja3cOBKmIEmy5ypO-6P-ykdowXQEbOOmXJJEa4N6Jo5ZeISwHUEHCHPHGNCc14XmxR1A4UACURW4kYfjUyptFF6BMwutNE/s640/quino3.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVJw6UjTTz8FbqCVLiZIPu4QY7gix1aps50k9emboX68BqGqvrzCoF_YMDjg8SzrQZgAYW9r9X5_awiZf1GZTEH1cvQViD4eLTLiJGJPvOcT5pq30ZVgti20rQh-EbpJcdIJIg6RXrk90/s640/quino6.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEig4f_H792fcc6DHIBuA3HOyLOTN2qWhbi8pDIn24tHWwD1lrYukiy8R_7MC57visArI5j6qGXMAY6bQPKyoaLuf4B72PwSCt15L8DVXu9g0v13TP8dVyw6Ac64MTt5ZdG2U8ZUtQQh4zs/s640/quino7.jpg
Adicionar legenda
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvlkg5PqIzS3ID4JF9cVv6uPKx1scHjsNhDJD5YRhDDTEBRcxGccQT5aWCHPDWY5tUla0aYTU7pvrxPEadqBS33HV9DmZTvVBAlTWZ7gmqwPUQkV6br0NsLepCV-MFP03Rm0NyPGJhf6s/s640/quino5.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsAgDAHazDh9QKUpfAUPxdrxMDm7vYeA6NzlDRUT7sNG4IWvojFYhlcb3GlSqYUT5gJFk1kAbt9sT8cW8FkoCaKYeTEZ9B0VdKm8tEiyRmG_bJRKr4HqUMlFib65RiKAjJILudOxwghrE/s640/quino8.jpg


domingo, novembro 20, 2011

Frase do dia

"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar."

(Blaise Pascal)

Cordel

Esse cordel é do meu aluno Gabriel.
Faça uma visitinha a seu blog.

Eu tenho um amor


Eu tenho um amor

Que fica no meu coração

As vezes sinto tristeza

As vezes sinto emoção

Para ele digo sim

Para outros digo não




Eu sonhei com uma flor

Que vive para mim

Ele vinha correndo para me dar um beijo assim

Coração batendo forte,

E o amor que nunca chega ao fim




Ele era feliz

E vivia no jardim

Ele me deixou e foi embora

E a saudade tocou em mim

Hoje choro de tristeza

E meu amor acabou assim

Ass.:Gabriel Alves

Poema - Raíssa



Ela é uma menina

Gosta muito de estudar.

E nome dela você na sabe:

Raíssa, não dá para acreditar.

Uma menina antenada,

Também gosta de namorar.




Só pensava em trabalhar:

Ser professora ou veterinária.

Trabalhar dia e noite,

Ter uma tarefa diária.

Arrumar um emprego,

Trabalhar em uma área.




Mas primeiro pensava na escola,

Aprender a ler e a escrever.

Para poder passar,

E o vestibular fazer.

Para talvez trabalhar,

E a notícia para a mãe dizer.




Minha mãe me matriculou,

Para na escola eu entrar.

Fiquei muito feliz,

Pois agora vou estudar.

Planejo ter muitos amigos,

E as tarefas completar.




Até que enfim passei de ano,

Agora vou para o vestibular.

Vou fazer muitas provas,

Mas se Deus quiser, eu vou passar.

Só pensava em uma coisa:

"Meus sonhos vão se realizar".




O que foi dito foi feito:

Comecei a trabalhar.

Meu chefe me deu apoio,

Mas coisa errada não dá.

Já pensei em desistir,

Que nada eu vou é continuar.




Ass.:Gabriel Alves


Esse poema é do meu aluno Gabriel.

Faça uma visitinha a seu blog.

http://gabrielomeninomaluquinho.blogspot.com/

sábado, novembro 19, 2011

Chico Buarque fala sobre racismo.

“KIRIKU E A FEITICEIRA - Atividades relacionadas

“KIRIKU E A FEITICEIRA “ de Michel Ocelot (França/Bélgica) - Edições Paulinas




1 –MOTIVAÇÃO: LEITURA ORAL ‘EMPOLGADA’( PELA PROFESSORA) DE TEXTOS DESCRITIVOS SOBRE OS PERSONAGENS PRINCIPAIS E ENREDO DO FILME;

2 – APRESENTAÇÃO DO FILME PARA A TURMA;

3 – INTERPRETAÇÃO ORAL COLETIVA ,ATRAVÉS DE PERGUNTAS FEITAS PELA PROFESSORA;

4 – TRABALHOS ARTÍSTICOS RELACIONADOS AO FILME(PERSONAGENS, CENÁRIOS...): DESENHOS, PINTURAS, COLAGENS,MONTAGENS,CONFECÇÃO DE PAINÉIS ,EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS NA SALA ETC.

5 – EXPLORAÇÃO DE MINI-TEXTOS COM CAÇA-PALAVRAS, CAÇA-LETRAS...

6 – EXPLORAÇÃO DE PALAVRAS (VOCABULÁRIO) DO FILME;

7- REFLEXÃO A PARTIR DE ALGUMAS FALAS SIGNIFICATIVAS DO FILME;

8 – BRINCADEIRA DRAMATIZADA: UMA CRIANÇA REPRESENTARÁ KIRIKÚ, ENGATINHANDO PELO CUPINZEIRO ( CADEIRAS DISPOSTAS ENFILEIRADAS, IMITANDO OS TÚNEIS DO CUPINZEIRO; UM TÚNEL CURTO SEM SAÍDA; NO OUTRO TEM UM GAMBÁ(REPRESENTADO POR UMA CRIANÇA);NO OUTRO TEM OS ESQUILOS; O OUTRO É A SAÍDA DO CUPINZEIRO);

VARIAÇÃO: TODOS IRÃO ENGATINHAR PELOS TÚNEIS , À VONTADE;


OS PERSONAGENS PRINCIPAIS

KIRIKU

KIRIKU É UM MINÚSCULO MENINO, MAS SABE O QUE QUER.
ELE É DETERMINADO A LUTAR CONTRA KARABÁ.
SEU TAMANHO O AJUDA A ENTRAR EM QUALQUER LUGAR, MAS ELE ADORARIA CRESCER DE UMA HORA PARA OUTRA.

A MÃE


A MÃE É UMA MULHER JOVEM E IGNORADA PELA ALDEIA, ASSIM COMO KIRIKÚ.
ELA É INDEPENDENTE E COMPREENSIVA.
ELA ACEITA A INDEPENDÊNCIA PREMATURA DE KIRIKÚ E SEMPRE FICA AO SEU LADO QUANDO ELE PRECISA.

KARABÁ


KARABÁ É PODEROSA, MÁ E LINDA.
VIVE SÓ, CERCADA PELOS GUARDIÃES, EM UMA CABANA CINZA, NO ALTO DE UMA MONTANHA, FORA DA ALDEIA DE KIRIKU.


O SÁBIO

O SÁBIO DA MONTANHA PROIBIDA É AVÔ DE KIRIKÚ.
ELE REPRESENTA A SERENIDADE DA VELHICE.
É CARIDOSO, NOBRE E DIFERENTE DO CONTADOR DE HISTÓRIAS DA ALDEIA, QUE É MEDROSO E ABAIXA A CABEÇA PARA KARABÁ.


ROTEIRO DE PERGUNTAS PARA INTERPRETAÇÃO :


1 –KIRIKU A TODO MOMENTO QUER SABER:

COMO DESTRUIR KARABÁ.
PORQUE KARABÁ É MALVADA. X
ONDE ESTÁ O OURO QUE KARABÁ TOMOU DA ALDEIA.

2 – PORQUE KARABÁ NÃO QUER QUE NINGUÉM VÁ AO SÁBIO DA MONTANHA?

PORQUE ELE É MAIS PODEROSO QUE ELA.
PORQUE ELE ILUDE AS PESSOAS.
PORQUE ELE DIZ A VERDADE. X

3 - O GRANDE CUPINZEIRO É A PORTA DE ENTRADA DA MONTANHA PROIBIDA. PARA QUEM ELE SE ABRE?

PARA QUEM FOR DIGNO. X
QUEM DISSER AS PALAVRAS MÁGICAS.
SÓMENTE PARA KARABÁ.

4 - O SÁBIO DIZ QUE KIRIKÚ SÓ PODE ENFRENTAR KARABÁ:

COM UM TALISMÃ.
QUANDO CRESCER.
COM INTELIGÊNCIA. X

5 – O VELHO CONTADOR DE HISTÓRIAS DA ALDEIA É:

MEDROSO. X
SÁBIO.
CORAJOSO.

6 – O SÁBIO DIZ A KIRIKÚ QUE KARABÁ É MALVADA:

PORQUE SÓ PENSA NO OURO.
PORQUE ESTÁ SOFRENDO. X
PELO PRAZER DA MALDADE.

7 – QUANTAS VEZES KIRIKÚ SALVOU AS CRIANÇAS?
3
2 X
1

8 – KIRIKÚ VAI ATÉ A MONTANHA PROIBIDA COM A AJUDA:
DO TIO.
DAS CRIANÇAS.
DA MÃE. X

9 - OS VALORES: AMOR, VERDADE, GENEROSIDADE, TOLERÂNCIA, PACIÊNCIA E DETERMINAÇÃO.( EM QUE SITUAÇÕES APARECEM NO FILME ?)

10 -O QUE TEM DE BOM EM SER:
PEQUENO?
GRANDE?

11 -QUANDO UMA CRIANÇA SE PARECE COM UM ADULTO?(ATITUDES POSITIVAS ;ATITUDES NEGATIVAS:CRIANÇA “ADULTIFICADA”)

12-QUANDO UM ADULTO SE PARECE COM UMA CRIANÇA?(ATITUDES POSITIVAS;ATITUDES NEGATIVAS:“ADULTO INFANTILIZADO”)

13 -“ELA SOFRE NOITE E DIA”.
“ A MALDADE NÃO SURGE DO NADA, MAS É RESULTADO DE ALGUM SOFRIMENTO

14 - QUE COISAS NOS FAZEM SOFRER?

15 -VOCÊ CONHECE UMA PESSOA QUE SOFRE ?

16 -VOCÊ SABE PORQUE ELA SOFRE?

17-VOCÊ ACHA QUE É POSSÍVEL AJUDAR A DIMINUIR OU ACABAR COM O SOFRIMENTO DE ALGUÉM? COMO ?

18-“ ÀS VEZES FICO CANSADO DE LUTAR SÓZINHO”.

19- E VOCÊ ALGUMA VEZ JÁ SENTIU-SE COMO KIRIKÚ, CANSADO DE LUTAR SÓZINHO PARA RESOLVER UM PROBLEMA?

20-NA OCASIÃO, ALGUÉM VEIO AJUDÁ-LO?QUEM?

21- O QUE ESTA PESSOA FEZ PARA AJUDÁ-LO?

22-COMO VOCÊ SE SENTIU ENTÃO?

“ TENTEI SALVÁ-LOS , MAS ELES NÃO ME QUEREM BEM”.

23- VOCÊ JÁ SENTIU-SE DISCRIMINADO, COLOCADO DE LADO, MESMO TENTANDO SER AMIGO?

24-COMO VOCÊ SE SENTIU QUANDO ISSO ACONTECEU?

25-VOCÊ JÁ DEIXOU ALGUÉM DE LADO NUMA BRINCADEIRA OU CONVERSA ?PORQUE?
-COMO VOCÊ ACHA QUE ESTA PESSOA SE SENTIU?
“ÁGUA BOA PARA SE BANHAR, BRINCAR E BEBER”.
E PARA O QUE MAIS?


VOCABULÁRIO ALFABÉTICO:

A – ALDEIA , ÁGUA,ARANHA
B – BESOURO
C- CABANA,CANOA,CORAÇÃO,CUPINZEIRO
D- DENTES
E- ESQUILO,ESPINHOS
F- FEITICEIRA, FLECHAS
G-GUARDIÃES,GUERREIROS, GRUTA,GAMBÁ
H- HOMEM, HERÓI
I – IRMÃO, INTELIGÊNCIA
J- JÓIAS,JAVALI
K – KIRIKÚ,KARABÁ
L – LANÇAS,
M – MONTANHA,MÃE,MENINO,MENINA
N-NOZES
O-OURO-OBRIGADO,OSSOS
P-PAZ,PILÃO,PÁSSARO
Q- COQUEIROS,ESQUILOS
R- REGATO,ROCHAS
S- SÁBIO,SENTINELA,SERPENTE
T-TUCANOS,TALISMÃ
U- UMBANDA
V-VOVÔ
X- XIQUE-XIQUE
Z- ZABUMBA

Retirado do blog:

http://solangepedag.blogspot.com/2009/09/atividades-relacionadas-ao-filme-kiriku.html

LIVROS, TEXTOS, PROJETOS, VIDEOS E ATIVIDADES RELACIONADAS AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA




AQUI ESTÃO ALGUMAS ATIVIDADES, TEXTOS, FILMES, DESENHOS, PROJETOS, MUSICAS E MUITO MAIS QUE EU FUI POSTANDO NO BLOG SOBRE O TEMA CONSCIÊNCIA NEGRA E CULTURA AFRICANA.
ACREDITO QUE PODEM AJUDAR .

È SÓ CLICAR NO LINK.
BEIJINHOSSS.


O PRESENTE DE OSSANHA



OS REIZINHOS DO CONGO



















O PRESENTE DE OSSANHA

OS REIZINHOS DO CONGO

CONTOS AFRICANOS.wmv

BERIMBAU

AS TRANÇAS DE BINTOU

A BOTIJA DE OURO

Kiriku - O Filme






kiriku parte 2


HISTÓRIA DE ZUMBI DOS PALMARES

A Bonequinha Preta

Bruna e a Galinha d'Angola

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA.wmv

TRAÇOS DA CULTURA AFRICANA.

FILME - Preciosa



PRECIOSA: RETRATOS DE UMA SOBREVIVÊNCIA TRÁGICA

Sinopse: O filme começa em Harlem, no ano de 1987. A história é narrada pela personagem principal, que em alguns intervalos, insere seu ponto de vista nas situações apresentadas. A protagonista citada é a adolescente afro-americana Clareece "Precious" Jones (Gabourey Sidibe), que vive (ou sobrevive?) com sua familia desajustada; engravidada duas vezes pelo pai e em uma relação destrutiva com a sua mãe (Mo'Nique). Preciosa é muito fechada para os outros, mas aberta a reflexões, e daí, temos alguns dos momentos mais bonitos do filme. Toda reflexão de Preciosa se transforma em poesia: ás vezes ela relata ser apaixonada pelo professor, não gosta (e não consegue) ler e adora matemática (ela diz que nem sabe o motivo).

Filmado em apenas cinco semanas, e com um orçamento, digamos, ínfimo para a realidade da indústria cinematográfica hollywoodiana, Preciosa ainda aborda, de forma ligeira, o processo de escrita como forma de expurgar suas dores e ressentimentos: na sala de aula, a adolescente Preciosa e suas colegas usam as experiências diárias (e passadas) para abordagem dos seus respectivos panoramas de vida.

Narrado de forma poética (como já dito) e com interferências poderosas do roteiro (na cena em que a mãe conversa com ela através de uma foto), o filme nos permite assisti-lo de forma confortável, devido a estes maneirismos da sétima arte, mesmo que estejamos diante de uma história amarga e intensamente sofrida.



REFLEXÕES SOBRE O FILME:

1. Por que ao adentrar na sala de aula da nova instituição “Each one teach one” (Cada um ensina um), Preciosa sente-se como inserida em uma redoma de luz. Como você interpreta essa cena?

2. A educação (escolarização) é importante na vida de Preciosa? Aos 16 anos Preciosa ainda tem dificuldades de leitura apesar de ser inteligente e muito reflexiva. O que pode ter prejudicado seu aprendizado?

3. Quando a diretora de sua escola fica sabendo de sua 2ª gravidez encaminha-a para uma escola alternativa. Como você analisa o comportamento da diretora?

4. O que muda na vida da adolescente depois que ela muda de escola?

5. Devido aos estupros, Preciosa engravida duas vezes: a avó ajuda na criação da sua primeira filha, apelidada de Mongo. Por que ela era chamada dessa forma?

6. “Eu gostaria de ter um namorado com pele clara e cabelos fabulosos... eu queria ser capa de revista”. O que leva Preciosa a ter esse tipo de pensamento?

7. A mãe de Preciosa a obriga a comer um enorme pé de porco mesmo sem fome. Por que ela não reage aos abusos da mãe?

8. “Tenho pena dela, é só uma professora, não uma assistente social”. A princípio essa frase pode causar estranheza, mas analisando melhor percebe-se a sensibilidade e grandiosidade de Preciosa que nem os maus-tratos da mãe conseguiram destruir. Por quê? O que ela quer dizer com isso?

9.“Você sabe soletrar imigrante ilegal?” Por que uma das alunas da escola faz essa pergunta a uma das colegas da classe?

10. Quando descobre que sua professora é lésbica Preciosa nos presenteia com mais uma de suas sensíveis reflexões a respeito dos homossexuais. O que isso representa em termos de amadurecimento para Preciosa?

11. Qual o impacto da notícia da morte do pai para Preciosa?

12. “Semana passada, Sr. Raimi me pediu que escrevesse como eu queria ser: eu disse: cabelos longos, pele clara e magra.” Por que Preciosa queria ser assim?

Atividades elaboradas por Dilmara Furlan de Faira e baseadas em resenha de Leonardo Campos no site:

http://www.passeiweb.com/saiba_mais/arte_cultura/cinema/leonardo_cinema_10_preciosa

Pesquisa:

1. O diretor do filme fez uso de cores intensas e de planos fechados em determinados momentos do filme. Em linguagem cinematográfica o que pode representar essa intenção do diretor?

2. Preciosa sai para um passeio a um museu e ouve o discurso de Marthin Luther King, que ficou conhecido como “I have a dream.” A partir dessa intertextualidade que relevância as palavras ditas por um ativista político em 1963 podem ter tido sobre Preciosa?

3. O que são personagens planos e esféricos? Identifique no filme exemplos dessas personagens.

4. O que é a Síndrome de Down? E o Mongolismo? Por que elas receberam esses nomes?

5. Preciosa sofria violência doméstica. A Lei Maria da Penha se aplicaria a esse caso?

6. Quem define os padrões de beleza? O que é belo e o que não é? Por quê?

Historia de Ágata para pintar - Diversidade Racial








Para refletir: Preconceito racial










Cultura Afrobrasileira


Dicionário Afrobrasileiro









terça-feira, novembro 15, 2011

Pensamento do dia

Apaixone-se definitivamente pelo SEU sonho
(o sonho de ninguém deve ser mais apaixonante que o seu).

Apaixone-se por sua família
(mesmo que ela não seja do jeito que você planejou, ainda assim, ela é a sua família).

Apaixone-se pelo SEU corpo
(mesmo que ele esteja fora de forma, pois de "qualquer forma" ele é a única casa que você realmente possui).

Apaixone-se pelas suas memórias mais deliciosas
(ninguém pode tirá-las de dentro de você e elas são excelentes fontes de inspiração em momentos de dor).

Apaixone-se por aquelas besteiras saudáveis que passam por sua mente entre um e outro momento de estresse (elas ajudam a sobreviver!).Apaixone-se pelas pessoas que estão ao seu lado na caminhada do dia-a-dia (a pessoa certa é aquela que está definitivamente do seu lado)


Apaixone-se pela idéia de ser verdadeiramente feliz
(felicidade encontra-se de sobra nas prateleiras de seus recursos interiores).
(Autor desconhecido)


Novos desenhos de Romero Britto para pintar







Romero Britto pinta retrato de personalidades.



O artista plástico brasileiro Romero Britto pintou um retrato em homenagem ao Príncipe William e sua mulher, Kate Middleton. A obra faz parte de uma exposição de Britto, Modern Icons, em homenagem a família real Britânica. Ele já pintou também já pintou Michal Jackson, Dilma Rousseff, Gisele Bundchen e Tom Brady e a princesa Lady Diana.

segunda-feira, novembro 14, 2011

SÍMBOLO NACIONAL: BANDEIRA

Bandeira do Brasil





A atual bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889, sofrendo poucas alterações desde então. Tem por base um retângulo verde, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculoazul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes, além de vinte e sete estrelas brancas.
As cores da bandeira representam, originalmente as cores da casa reais mas, popularmente representam: Verde - matas e florestas; amarelo - ouro e riquezas; azul - ceu e branco a paz.
As estrelas representam os Estados Brasileiros:



Veja como eram as bandeiras brasileiras antigamente:





O dia em homenagem à Bandeira Brasileira é 19 de Novembro.
Hino em homenagem à Bandeira:
Hino à Bandeira Nacional

Letra: Olavo Bilac

Música: Francisco Braga
Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!


ATIVIDADE RETIRADA DO BLOG
http://patialvesnaeducacao.blogspot.com/2011/11/simbolo-nacional-bandeira.html

QUANDO A ESCOLA É DE VIDRO

Encontrei esse material que a muito procurava no blog Alma de Educador, não deixe de fazer uma visita vai encontrar maravilhas por lá.






























Quando a escola é de vidro
Ruth Rocha
Naquele tempo eu até que achava natural que as coisas fossem daquele jeito.
Eu nem desconfiava que existissem lugares muito diferentes...
Eu ia pra escola todos os dias de manhã e quando chagava, logo, logo, eu tinha que me meter
no vidro.
É, no vidro!
Cada menino ou menina tinha um vidro e o vidro não dependia do tamanho de cada um, não!
O vidro dependia da classe em que a gente estudava.
Se você estava no primeiro ano ganhava um vidro de um tamanho.
Se você fosse do segundo ano seu vidro era um pouquinho maior.
E assim, os vidros iam crescendo á medida em que você ia passando de ano.
Se não passasse de ano era um horror.
Você tinha que usar o mesmo vidro do ano passado.
Coubesse ou não coubesse.
Aliás nunca ninguém se preocupou em saber se a gente cabia nos vidros.
E pra falar a verdade, ninguém cabia direito.
Uns eram muito gordos, outros eram muito grandes, uns eram pequenos e ficavam afundados
no vidro, nem assim era confortável.
Os muitos altos de repente se esticavam e as tampas dos vidros saltavam longe, ás vezes até
batiam no professor.
Ele ficava louco da vida e atarrachava a tampa com força, que era pra não sair mais.
A gente não escutava direito o que os professores diziam, os professores não entendiam o que
a gente falava...
As meninas ganhavam uns vidros menores que os meninos.
Ninguém queria saber se elas estavam crescendo depressa, se não cabia nos vidros, se
respiravam direito...
A gente só podia respirar direito na hora do recreio ou na aula de educação física.
Mas aí a gente já estava desesperado, de tanto ficar preso e começava a correr, a gritar, a
bater uns nos outros.
As meninas, coitadas, nem tiravam os vidros no recreio. e na aula de educação física elas
ficavam atrapalhadas, não estavam acostumadas a ficarem livres, não tinha jeito nenhum para
Educação Física.
Dizem, nem sei se é verdade, que muitas meninas usavam vidros até em casa.
E alguns meninos também.
Estes eram os mais tristes de todos.
Nunca sabiam inventar brincadeiras, não davam risada á toa, uma tristeza!
Se agente reclamava?
Alguns reclamavam.
E então os grandes diziam que sempre tinha sido assim; ia ser assim o resto da vida.
Uma professora, que eu tinha, dizia que ela sempre tinha usado vidro, até pra dormir, por isso
que ela tinha boa postura.
Uma vez um colega meu disse pra professora que existem lugares onde as escolas não usam
vidro nenhum, e as crianças podem crescer a vontade.
Então a professora respondeu que era mentira, que isso era conversa de comunistas. Ou até
coisa pior...
Tinha menino que tinha até de sair da escola porque não havia jeito de se acomodar nos
vidros. E tinha uns que mesmo quando saíam dos vidros ficavam do mesmo jeitinho, meio
encolhidos, como se estivessem tão acostumados que até estranhavam sair dos vidros.
Mas uma vez, veio para minha escola um menino, que parece que era favelado, carente, essas
coisas que as pessoas dizem pra não dizer que é pobre.
Aí não tinha vidro pra botar esse menino.
Então os professores acharam que não fazia mal não, já que ele não pagava a escola mesmo...
Então o Firuli, ele se chamava Firuli, começou a assistir as aulas sem estar dentro do vidro.
O engraçado é que o Firuli desenhava melhor que qualquer um, o Firuli respondia perguntas
mais depressa que os outros, o Firuli era muito mais engraçado...
E os professores não gostavam nada disso...
Afinal, o Firuli podia ser um mal exemplo pra nós...
E nós morríamos de inveja dele, que ficava no bem-bom, de perna esticada, quando queria ele
espreguiçava, e até mesmo que gozava a cara da gente que vivia preso.
Então um dia um menino da minha classe falou que também não ia entrar no vidro.
Dona Demência ficou furiosa, deu um coque nele e ele acabou tendo que se meter no vidro,
como qualquer um.
Mas no dia seguinte duas meninas resolveram que não iam entrar no vidro também:
- Se o Firuli pode por que é que nós não podemos?
Mas Dona Demência não era sopa.
Deu um coque em cada uma, e lá se foram elas, cada uma pro seu vidro...
Já no outro dia a coisa tinha engrossado.
Já tinha oito meninos que não queriam saber de entrar nos vidros.
Dona Demência perdeu a paciência e mandou chamar seu Hermenegildo que era o diretor lá
da escola.
Seu Hermenegi ldo chegou muito desconfiado:
- Aposto que essa rebelião foi fomentada pelo Firuli. É um perigo esse tipo de gente aqui na
escola. Um perigo!
A gente não sabia o que é que queria dizer fomentada, mas entendeu muito bem que ele
estava falando mal do Firuli.
E seu Hermenegi ldo não conversou mais. Começou a pegar as meninos um por um e enfiar á
força dentro dos vidros.
Mas nós estávamos loucos para sair também, e pra cada um que ele conseguia enfiar dentro do
vidro - já tinha dois fora.
E todo mundo começou a correr do seu Hermenegildo, que era pra ele não pegar a gente, e na
correria começamos a derrubar os vidros.
E quebramos um vidro, depois quebramos outro e outro mais dona Demência já estava na
janela gritando - SOCORRO! VÂNDALOS! BÀRBAROS!
(pra ela bárbaro era xingação).
Chamem o Bombeiro, o exército da Salvação, a Polícia Feminina...
Os professores das outras classes mandaram cada um, um aluno para ver o que estava
acontecendo.
E quando os alunos voltaram e contaram a farra que estava na 6° série todo mundo ficou
assanhado e começou a sair dos vidros.
Na pressa de sair começaram a esbarrar uns nos outros e os vidros começaram a cair e a
quebrar.
Foi um custo botar ordem na escola e o diretor achou melhor mandar todo mundo pra casa,
que era pra pensar num castigo bem grande, pro dia seguinte.
Então eles descobriram que a maior parte dos vidros estava quebrada e que ia ficar muito caro
comprar aquela vidraria tudo de novo.
Então diante disso seu Hermenegi ldo pensou um pocadinho, e começou a contar pra todo
mundo que em outros lugares tinha umas escolas que não usavam vidro nem nada, e que dava
bem certo, as crianças gostavam muito mais.
E que de agora em diante ia ser assim: nada de vidro, cada um podia se esticar um bocadinho,
não precisava ficar duro nem nada, e que a escola agora ia se chamar Escola Experimental.
Dona Demência, que apesar do nome não era louca nem nada, ainda disse timidamente:
- Mas seu Hermenegildo, Escola Experimental não é bem isso...
Seu Hermenegi ldo não se pertubou:
- Não tem importância. Agente começa experimentando isso. Depois a gente experimenta
outras coisas...
E foi assim que na minha terra começaram a aparecer as Escolas Experimentais.
Depois aconteceram mui tas coisas, que um dia eu ainda vou contar...

domingo, novembro 13, 2011

Conferência Estadual do PCdoB. Foi assim…

Visitando os blogs encontrei esta postagem e compartilho com todos aqui.


Esta sentadinha é a camarada Denise mentora do blog docedeni não deixe de dar uma passadinha por lá.

beijinhos


Renovação no quadro dos dirigentes e conservação dos comunistas mais experientes do estado: eis o resultado das eleições, para a nova diretoria. Nenhum nome rejeitado da nominata.

Agora são mais dois anos na construção de um partido tradicionalmente sério e de luta, comprometido com o socialismo: o PC do B!

Parabéns a todos os participantes pelo alto nível da Conferência! Parabéns para os cinquenta e um camaradas eleitos! Vamos à luta!






















“Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida.”

(Che Guevara)

Para você conhecer mais sobre o PC do B / ES:

“O PCdoB do Espirito Santo confirmou, neste domingo, a reeleição de Ronaldo Barboza, como presidente do partido, para os próximos dois anos. Janice Muniz foi eleita vice presidente e Anderson Falcão secretário de organização. O partido elegeu ainda o comitê estadual, com 51 membros, durante sua Conferência Estadual.

Ao todo 250 delegados de 49 municípios participaram dos dois dias de Conferência.

O presidente reeleito, Ronaldo Barboza destacou o clima de tranquilidade e de bom nível político, durante todo o processo da Conferência Estadual.

“Nós iniciamos este processo em agosto, quando fizemos 36 conferências municipais, mais 12 reuniões em outros. Mobilizamos 1.350 pessoas ao longo desse processo que debateram o projeto político eleitoral do partido para 2012. O clima de tranquilidade interna mostra a unidade com que iremos buscar nossas metas eleitorais em 2012”, afirmou.

O vice-governador do Estado, Givaldo Viera (PT), esteve na Conferência e destacou a importância política do PCdoB. Givaldo citou a aliança nacional histórica entre seu partido e o PCdoB, desde 89.

Quem também passou pela Conferência foi o presidente estadual do PSB, Macaciel Breda, que reforçou a importância da parceria do PCdoB com o governo do Estado.

“O PCdoB é um parceiro histórico e, neste momento em especial, um parceiro estratégico muito importante para o governo Renato Casagrande. Esperamos que, daqui para o ano que vem, possamos confirmar mais parcerias”, disse afirmou.

Na Conferência, também, foi aprovada uma nota de desagravo, referente às acusações contra o ex-Ministro dos Esportes, Orlando Silva. No próximo dia 18, o ministro Aldo Rebelo estará em agenda no Estado e deverá apoiar a nota sobre as denúncias.

Planejamento eleitoral 2012

Dentro do planejamento eleitoral para as eleições municipais do ano que vem o PCdoB definiu como prioridade a candidatura própria a prefeito em 13 municípios do Estado. Também faz parte do projeto a candidatura de vereadores nos 48 municípios onde o partido tem comitês estruturados.

Atualmente o PCdoB tem um prefeito e seis vereadores. A meta é ampliar o número de administrações municipais sob seu comando e saltar de seis vereadores para, pelo menos, 25.

“Devido o amplo leque de aliança dos governos Federal e Estadual, governos que fazemos parte da base, temos um grande leque de possibilidades de alianças. Hoje o PCdoB tem em condições de influenciar diretamente no resultado das eleições em mais de 20 municípios”, afirma o vereador de Vitória, Namy Chequer.”